Retomada das Atividades do Eixo Agroindústria: Fomento à Inserção de Produtos da Agricultura Familiar na Alimentação Escolar em Mato Grosso do Sul

Postado por: Ana Pereira

O Eixo Agroindústria do CECANE (Produto 2), focado na promoção e expansão das práticas de agricultura familiar nas escolas, está em plena atividade em Mato Grosso do Sul. Este projeto visa a inclusão de produtos locais e sustentáveis na alimentação escolar, alinhando-se aos objetivos da Lei Nº 11.947/2009, que estabelece que pelo menos 30% dos alimentos oferecidos nas escolas devem vir da agricultura familiar.

Expansão das Ações e Sensibilização

Recentemente, o CECANE intensificou suas ações, com o objetivo de sensibilizar conselhos de alimentação escolar e promover a integração de produtos com frutos nativos do Cerrado e Pantanal. A abordagem do projeto é abrangente, incluindo visitas e reuniões com o Conselho de Alimentação Escolar (CAE) dos municípios abrangidos pelo projeto e associações produtoras de alimentos participantes e aptas a fornecerem para as merendas escolares por intermédio do Plano Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) para garantir a implementação efetiva dessa política

Com início em junho, no dia 21, sexta-feira, o CECANE participou pela manhã de uma reunião com o Conselho de Alimentação Escolar (CAE) de Aquidauana e visitou a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Aquidauana, à tarde realizou uma visita à Terra Indígena de Taunay. Durante a visita à aldeia Imbirussu, o foco foi discutir a construção de uma nova área de processamento na Associação das Mulheres Vukapanavo, recolher dados sobre a produção atual e principais pontos de ajuste e melhoria em relação às Boas Práticas de Fabricação e posteriormente na Aldeia Bananal se reuniu com a representante da Associação de Mulheres que atua com produtos panificados. 

 

Reunião com CAE de Aquidauana

Reunião na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Aquidauana

Reunião com a Associação das Mulheres Vukapanavo

Reunião com a representante da Associação de Mulheres da Aldeia Bananal

No dia seguinte, 22 de junho, a equipe visitou a Terra Indígena La Lima para avaliar o processo de produção e identificar necessidades para a nova cozinha da Associação Extrativista de Frutos Nativos com foco principal e incentivo da atuação das Mulheres da aldeia na produção.

 

Reunião com a Associação Extrativista de Frutos Nativos da Aldeia LaLima

Fortalecimento da Agricultura Familiar e Alimentação Escolar

No dia 14 de agosto, pela manhã a equipe do CECANE visitou a Aldeia Lalima e conversou com a Associação Extrativista de Frutos Nativos, aprofundando o conhecimento sobre os produtos locais e identificando oportunidades de melhoria. 

 

Reunião com integrantes da Associação Extrativista de Frutos Nativos da Aldeia La Lima

 

 

O projeto também está engajado na formação de merendeiras e na integração de conceitos de saúde e biodiversidade. 

À tarde, a equipe promoveu um encontro com o CAE de Miranda para discutir essas questões e fortalecer o vínculo entre a agricultura familiar e a alimentação escolar. Esse encontro é parte do esforço contínuo para garantir que os alimentos oferecidos nas escolas sejam não apenas nutritivos, mas também provenientes de fontes sustentáveis e locais.

 

 

 

O Eixo Agroindústria para 2024 e 2025 tem como meta principal o fortalecimento da agricultura familiar e a promoção de alimentos saudáveis e sustentáveis para as escolas indígenas. O foco é garantir a agregação de valor aos produtos locais e a sua inclusão no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

 

No dia 15 de agosto, o CECANE realizou uma visita ao CAE de Nioaque para levantar dados e demandas, além de oferecer suporte ao setor de merenda escolar com sugestões para aprimoramento e ainda realizou visita à Agroindústria extrativista da Terra Indígena Aldeia Brejão.

 

Reunião com Conselho de Alimentação Escolar (CAE) de Nioaque

 

Reunião com a Agroindústria Extrativista da Terra Indígena Aldeia Brejão

 

Compromisso com a Transformação

O Eixo Agroindústria está comprometido em transformar a alimentação escolar em Mato Grosso do Sul, valorizando a agricultura familiar e promovendo a sustentabilidade. O projeto representa uma importante iniciativa para assegurar que as escolas ofereçam refeições que são não apenas nutritivas e diversificadas, mas também fortalecem a economia local e respeitam o meio ambiente.

Com a continuidade dessas ações, o CECANE espera contribuir significativamente para a valorização dos produtos da agricultura familiar e para a melhoria da qualidade da alimentação escolar no estado. 

 

Compartilhe:
Veja também